Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Como se pesar corretamente!

Oi meninas!
Lí este artigo num site e vou trancrevê-lo.

Neste artigo vou falar de algo que todos deveriam saber para evitar qualquer frustração sem motivo durante o processo de emagrecimento.

As perguntas que vou responder neste artigo são:

- Como se pesar corretamente para se ter uma idéia mais real do peso perdido?
- Por que o peso corporal pode variar tanto de dia pra dia e como isso acontece?

É isso aí, sente-se confortavelmente e vamos lá!

Motivo de alegria e frustração

Não compreender como o corpo retém e libera líquidos pode ser um motivo de alegria e também frustação. Vamos ver alguns porquês.

Você começa uma dieta ou reeducação alimentar na segunda feira e se pesa agora. Na sexta você se pesa de novo e sai pulando de alegria que perdeu bem mais peso do que esperava.

Não é que eu queira acabar com a brincadeira, mas a maior parte deste peso que você perdeu é proveniente de líquidos que foram eliminados durante a semana, principalmente, água. A concentração de água no corpo diminuiu devido à alteração na sua dieta! Vou explicar isso mais abaixo, mas entenda que o peso total que diminuiu na balança não significa que a queima de GORDURA foi grande também.

Agora, você, ainda não sabendo da realidade, ficou super feliz e continuou a dieta por mais uma semana, claro. Aí, no final da outra semana, você viu que também perdeu mais do que esperava, porém, um pouco menos que na semana anterior. Tudo supimpa e você continua… aí na terceira semana vem o choque hehehe… você pode ter perdido muito pouco peso ou até ter ganho um pouco… mas como? por que?

Aí você fica triste, desmotivado(a) e acaba comendo 2 tortas de brigadeiro e 3 batatas pringles pra se consolar. Que final trágico.
Claro, exageros a parte, o ponto é que, não saber sobre este assunto, pode causar falsas impressões e frustrações desnecessárias.
Agora vamos ver, de forma simples, como sempre, qual é a desse mecanismo do corpo! Simbora?!

Concentração de água e variações no peso total

Retenção de água, como você já sabe, pode causar aumento de peso corporal além do normal e isso tem causas clínicas, hormonais e alimentares.

Em outras palavras, as mulheres podem reter água e, portanto, “ganhar peso” durante o período menstrual, devido à ação dos seus amados hormônios. Água pode ser retida também devido a problemas circulatórios, problemas no coração e/ou nos rins. E por último, a concentração de água no corpo pode variar de acordo com sua dieta e a quantidade de sódio (sal) ingerida.

Bem mais da metade do seu corpo é constituída de água! Isso quer dizer que, alterações na concentração da mesma, no corpo pode resultar em flutuações consideráveis do peso na balança!

Seu peso total pode flutuar bastante!

O corpo elimina água principalmente através da urina, fezes, respiração e transpiração.

Nota: Como você faz pra limpar a tela do celular ou o óculos de sol? Dá aquela baforada, não é verdade? hehehe… a tela fica embassada (ou seja, úmida) e assim você limpa com mais facilidade. Essa é uma prova fácil de que você elimina água na respiração :)

Oras pelotas, mas agora, como você RETÉM água então?

Desconsiderando agora as causas hormonais e clínicas mencionadas, vamos focar no que é mais comum e prático: O consumo de sal.

Vestindo o jaleco da ciência

Não tenha medo, venha comigo para o laboratório para uma curta e simples explicação interessante.

Nosso corpo conta com os eletrólitos, geralmente sódio (sal) e potássio, no processo de controle das nossas funções corporais. A questão é que para manter um funcionamento estável e correto, a concentração desses eletrólitos no sangue precisa ser constante!
Quando a concentração destes eletrólitos no sangue aumenta, o corpo desperta a sensação de sede, fazendo com que consumamos mais água e assim se restaure a concentração correta. Isso explica por que você sente aquela sede fora do normal quando volta da pizzaria, churrascaria, etc.
Quando nós consumimos uma quantidade adequada de água, nossos rins são capazes de manter a concentração de eletrólitos no sangue constante, elevando ou reduzindo a quantidade de água retida, de acordo com a necessidade.

Ok, penduremos agora o jaleco devolta no cabide e continuemos.

Comidas de má qualidade e com concentração exagerada de sódio são os vilões de sempre: fast-foods, chips, salgados, etc.
Ao mantermos uma dieta rica em sódio, fazemos com que nosso corpo retenha uma quantidade maior de água! Da mesma forma, ao mantermos uma dieta mais saudável, vemos que esta concentração diminui e você se sente mais leve.

Você certamente nota que certos dias você se sente mais magro(a), certo? Não sente aquela sensação de estar estufado(a), etc. Você simplesmente se sente melhor e mais em forma. Isso, muitas vezes, é explicado pela concentração normal de água no corpo!

Agora, por exemplo, depois de ir na churrascaria e de um fim de semana de festa, você pode ganhar quilos e se sentir extremamente estufado(a) por um bom tempo, não é?

Coincidentemente ou não, comidas ricas em sódio são também, geralmente, pobres em nutrientes, pobres em fibras e gordurosas.

Já no outro lado da moeda, comidas ricas em nutrientes, baixas em gordura e ricas em fibras, são também baixas na concentração de sódio!

Como já disse, esse é o grande motivo, pelo qual, ao corrigir sua dieta, você perde normalmente mais peso corporal no início! O corpo se adapta à nova alimentação e regula como precisa a concentração de água no organismo!

Sugestão geral e super importante: Pode parecer o oposto do que você deveria fazer, porém, água é um dieurético natural e pode ajudar você a perder peso, já que, entre outros benefícios, faz com que você urine mais, que seus rins funcionem melhor e que seu metabolismo aumente!

BEBA ÁGUA!!!! Frequentemente ao longo do dia! Se você quer perder gordura no modo turbo e de forma saudável, beba muita água! O corpo se utiliza de água também no processo de perda de gordura e isso faz uma diferença considerável!

Como se pesar corretamente

Bom, aqui não tem mistério e a orientação é curta e grossa hehehe

Pese-se não mais do que uma vez na semana e, quando o fizer, certifique-se de ser no mesmo dia, na mesma balança e no mesmo horário.

Desta forma, a gente diminui as chances de nos enganarmos com os resultados e aumentamos a chance de termos uma idéia mais real sobre como está indo nosso processo de perda de gordura.

Ainda assim, peso total, como você deve saber, não é o melhor indicativo de performance na perda de gordura! Uma medição da porcentagem de gordura corporal seria o mais ideal, mas tirar suas medidas com uma fita métrica também ajudam muito a medir e controlar o progresso!

É isso! Menos frustração e mais satisfação!
Este artigo foi retirado do site Emagrecer de Vez e lá tem muitos outros artigos interessantes.
Vale a pena ler!

Beijinhos,

Roberta.

Um comentário:

Érica Oliveira disse...

nossa Roberta...HIPER interessante!!!!
adorei o artigo!