Páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Malefícios do Refrigerante


Bebidas de maior consumo no mundo, depois da água, refrigerantes aumentam o risco de doenças como obesidade, diabetes, gastrite e câncer de esôfago.

Por causa das diversas substâncias químicas que entram em sua composição, os refrigerantes são prejudiciais à saúde se bebidos com freqüência. É o que diz Marilane Dionísio, coordenadora de nutrição do Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro. “Na composição dos refrigerantes, estão conservantes, acidulantes, antioxidantes, corantes, estabilizantes, umectantes, aromatizantes, entre outras substâncias não saudáveis se ingeridas com excesso”, explica.

 Os refrigerantes ganham cada vez mais adeptos em todo o mundo, principalmente entre crianças e adolescentes, em que os níveis de obesidade deram um salto nos últimos tempos. Em média, cada brasileiro ingere 35 litros da bebida ao ano. Nos EUA, o consumo cresceu mais de 450% nos últimos 50 anos.

Pesquisas recentes revelam que o refrigerante não dietético aumenta em 80% o risco de diabetes. De acordo com estes estudos, o risco de desenvolver a doença chega a quase dobrar nas pessoas que consomem este tipo de bebida pelo menos uma vez por dia. Os refrigerantes também aumentam os riscos de câncer no esôfago. “Eles incham o estômago e causam refluxo gástrico, o que está associado com o câncer de esôfago”, explica a Drª Marilane.

Os malefícios do consumo exagerado de refrigerantes não param por aí. A bebida agrava quadros de gastrite e flatulência (gases), além de aumentar os níveis de colesterol. É responsável também por uma maior incidência de cáries – dependendo da sensibilidade e predisposição de cada indivíduo – e erosão dental, processo caracterizado pela perda do tecido duro da superfície dos dentes.

Outra preocupação dos especialistas é que o consumo excessivo de refrigerantes tem deixado em segundo plano bebidas saudáveis como a água, sucos naturais, água de coco e leite. “Beber refrigerantes com freqüência só faz aumentar o consumo de calorias inúteis, que não acrescentam nenhum nutriente ao organismo. São as chamadas calorias vazias. Em média, um litro de refrigerante tem cerca de 400 calorias, que poderiam ser obtidas por meio de alimentos bem mais saudáveis”, diz a nutricionista. FONTE

Eu sou viciada em Coca-Cola, já tentei parar diversas vezes mas eu fico num mau humor insuportável. Eu sei que é péssimo tomar isso, um veneno, mas eu já não sei o que fazer! :(
E ainda tenho muita dificuldade de beber água, sempre esqueço e quando vejo já tô na coca de novo.
Quero conseguir eliminar esse maldito da minha vida!

Beijocas,
Roberta.

4 comentários:

Érica Oliveira disse...

refrigerante não presta pra nada mesmo né...só é gostoso, pq num traz benefício nenhum pra gente...mas já tentei ficar sem e não consegui agora só tomo quando não tenho opção ou quando tô com muita vontade, mas evito!

Karen Neves disse...

Nunca amei refrigerante,mas sempre consumi.
por força do habito de ver as pessoas consumindo, mas to tentando evitar ao maximo agora, coisa que não é dificil pra mim (:

Força que vc esquece essa danada da coca Cola.

Va disse...

Oii, Eu fui aos poucos iminuindo e conseguindo ficar sem refri de cola por alguns dias, mas já cheguei a tomar mais de 1l por dia.
Não sei quanto vc toma, mas comigo no início eu me cobrava da seguinte maneira: a cada copo de coca eu tinha que tomar 1 copo de água, depois passei pra 1 copo de coca e 2 copos de água, depois passei a colocar água junto com a coca e mantive os 2 copos de água, depois passei a tentar 1 dia sem coca e no outro dia eu podia tomar respeitando as medidas de água. E assim fui conseguindo diminuir e ficar alguns dias sem tomar. Claro que quando vou em algum lugar que ofereçam apenas coca eu tomo, mas qd volto pra casa compenso com a água. Agora como tenho pensado nas calorias acabo por escolher coisas mais nutritivas.. Espero que meu exemplo possa te ajudar. bjoss Va

Micha Descontrolada disse...

ai nem me fala...sou viciada em coca zero, sei q é sódio pra caramba...estoiu tentando diminuir a quantidade, mas por enquanto, está difícil.

/(,”)\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_┌──»ʍi૮ђα ツ