Páginas

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Como tudo começou...

Desde que nos conhecemos no Orkut, há quase 2 anos, nós tentamos emagrecer.
Fizemos desafios, tentamos incluir frutas, verduras, legumes, água e atividade física na rotina, mas depois de uma semana fazendo tudo certinho, a gente perdia o foco.
O maior problema, é que temos a mente gorda. Se estamos felizes comemos, se estamos tristes comemos, quando nos conhecemos pessoalmente, comemos um Big Mac cada uma... e por aí vai.
A comida domina o pensamento, e é esse problema que queremos resolver: A MENTE GORDA!

Então decidimos ler o livro Pense Magro: a dieta definitiva de Beck.


Baseado na terapia cognitiva, esse livro pretende modificar o pensamento gordo das pessoas, para que elas passem a pensar como as pessoas magras.
É comum, nós pensarmos “porque fulano come de tudo e não é gordo, e eu que vivo de dieta não emagreço?”

Esse livro tem tarefas, que devem ser cumpridas, uma a cada dia durante 6 semanas. A promessa é que depois desse tempo, o leitor consegue identificar os pensamentos sabotadores e driblar essa praga que infesta nossas mentes.

No primeiro capítulo, A chave do sucesso, a autora Judith S. Beck, explica que a grande maioria das pessoas não consegue emagrecer porque não sabe como fazer dieta.
Este livro lhe ensina a evitar as trapaças; resistir a alimentos tentadores, mesmo que estejam bem a sua frente; lidar com a fome, com os desejos incontroláveis, com o estresse, e com as emoções negativas, sem que você precise comer para se confortar. Você aprenderá a se motivar para praticar exercícios, mesmo que isso não seja de sua natureza. Você descobrirá como fazer tudo o que for necessário para alcançar o sucesso em sua dieta – mudando a maneira como você pensa.

No segundo capítulo, O que, na verdade, faz você comer, a autora nos mostra que os gordinhos não comem somente quando sentem fome (que é o caso de quem come de tudo e não engorda). Os gordinhos cedem aos pensamentos sabotadores, e comem tudo o que vem pela frente, sem pensar.
- Pensamentos sabotadores incentivam você a comer
- Pensamentos sabotadores minam sua autoconfiança
- Pensamentos sabotadores autorizam você a desconsiderar os conselhos deste livro
- Pensamentos sabotadores aumentam seu nível geral de estresse
Por meio de A dieta definitiva de Beck, você aprenderá a identificar e responder a todos esses pensamentos sabotadores.

No terceiro capítulo, Como as pessoas magras pensam, a autora lista as características que as pessoas gordinhas possuem, e que tornam a dieta mais difícil.
1 Você confunde fome com vontade de comer
2 Você tem baixa tolerância à fome e ao desejo incontrolável de comer
3 Você gosta da sensação de comer exageradamente
4 Você se ilude a respeito da quantidade de alimento que consome
5 Você se conforta com alimento
6 Você se sente sem amparo e sem esperança ao engordar
7 Você se foca na questão da injustiça
8 Você interrompe a dieta assim que emagrece

No capitulo quatro, Como utilizar A dieta definitiva de Beck, a autora dá algumas orientações de como o livro deverá ser utilizado e orienta os leitores a comprarem fichas onde as tarefas devem ser anotadas.

Este livro não diz que dieta você deve seguir, ou o que deve comer, isso é o leitor que escolhe.

Estamos ansiosas para que o livro realmente funcione, mas sabemos que depende muito das nossas atitudes. No próximo post começaremos a postar as tarefas na medida em que vamos cumprindo.

O livro está a venda nas melhores livrarias e também na internet, e custa cerca de R$ 60,00.

Obrigada por passar aqui!.

Beijinhos,

Mila & Betha.

Nenhum comentário: